Cor, design e beleza são palavras que remetem ao papel de parede e decoração. Mas você já pensou na palavra “saúde”? Pois é, muitos papéis acabam não oferecendo selos e certificados que respeitam o meio ambiente e um limite saudável de substancias toxicas em sua composição.
Além do fator estético, papeis de qualidade contam com um cuidado maior, tanto para saúde como para o meio ambiente. A StilHaus Decoração trabalha com produtos que contam com certificados e selos de proteção ambiental e de qualidade.
Podemos absorver diversas substancia através do sistema respiratório e pele, papéis de parede não certificados podem liberar substâncias prejudiciais à saúde. O quarto, por exemplo, um cômodo de descanso e relaxamento não pode ser prejudicial por causa de um artigo decorativo.
Algumas linhas de produtos contam com matérias primas naturais, como: a palha, algodão e cortiça. Esses elementos, sem a adição de substancias tóxicas, podem ser uma ótima solução estética e saudável para a composição do seu ambiente.
Um processo 100% livre de qualquer substancia é impossível conseguir, mas produtos com baixos níveis de poluentes, aprovados por órgãos especializados, são uma ótima opção para a prevenção de problemas futuros.
O investimento em um papel de parede mais elaborado pode ter um custo maior do que os não certificados, mas priorizar a saúde e o cuidado com a família é fundamental e pode prevenir problemas de saúde futuros.
A marca CE (Conformidade Europeia) foi criada com o objetivo principal de garantir produtos seguros para o consumidor final, nos 30 Estados Contratantes do Espaço Económico Europeu e a União Europeia (UE). Ao marcar um produto com o logotipo do fabricante responsável CE, o produtor/importador declara que: O produto está em conformidade com as diretrizes européias e preenche os requisitos básicos descritos.
Mas é importânte resaltar, o logotipo da CE por si só não significa que o produto foi testado por orgãos independentes para o cumprimento das orientações. Um número de identificação de quatro dígitos (ID), na sequência do logotipo indica o envolvimento de um organismo notificado, em conformidade com o procedimento deavaliação.
A matéria-prima (papel e tecido) que é utilizada na produção dos papéis de parede vem de florestas geridas de forma sustentável e estão sujeitas aos critérios da certificação FSC. A certificação FSC significa que as matérias-primas são feitas principalmente de fibras a partir de florestas certificadas.
O principal objetivo do FSC (Forest Stewardship Council) é desenvolver normas pelas quais a floresta é manejada de forma responsável. A FSC pode ser vista como uma plataforma onde os representantes de diversos interesses no setor florestal podem se reunir para chegar a acordos sobre o que constitui uma silvicultura responsável.
O selo FSC é baseado em um consistente e confiável processo que garante a conformidade com os padrões do FSC. Consumidores que compram produtos com FSC labelled, contribuem para a gestão sustentável das florestas ao redor do mundo.
No sentido de satisfazer o consumidor e a alta demanda concernente a qualidade e proteção ambiental, os fabricantes de papel de parede formaram uma associação registrada europeia. Para poder usar o selo de qualidade RAL, os produtores se comprometem a não usar nenhum material tóxico, tintas que contem metal pesado, materiais e agentes voláteis como CFC, lídio, cádio, estabilizadores ou solventes contendo clorinato e componentes aromáticos.
Também não devem ter traços de vinil clorídrico e valores limitados de formaldeído 5% abaixo dos regulamentos legais. Somente se estes requisitos forem obedecidos o papel de parede pode levar o selo de qualidade RAL. Este ponto é bem importante, pois os papéis chineses possuem principalmente chumbo na composição, porque é uma matéria prima barata.
Mas esses metais pesados causam danos a saúde tanto a quem produz o papel de parede, quanto a quem consome. Imagine um papel com chumbo aplicado em um quarto de bebê? O bebê respira aquele chumbo todos os dias, pode causar problemas respiratórios e outros fatores prejudiciais a saúde.
O programa e o selo Blue Angel são registrados do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, desde 1977. São administradores do programa, a Agência Federal do Meio Ambiente, o Júri de Rotulagem Ambiental e o Instituto para Certificação de Qualidade e Rotulagem, todas instituições de caráter nacional da Alemanha.
Este selo é o único no mundo autorizado a utilizar o logotipo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). Milhares de produtos já foram certificados pelo “Blue Angel”, abrangendo várias famílias de produtos, fazendo com que este selo seja o mais utilizado no mundo.
Made in Germany, só por ser feito na Alemanha, dando a segurança de todos os processos de qualidade e responsabilidade. Mas especialmente a resistência a fogo, que é o que mais se aplica no Brasil.
A NRW, escritório governamental, determina quais papeis cumpre as determinações requeridas e está apto a receber o selo MPA, os quais são estipulados para materiais resistente a fogo aprovado pelo instituto alemão de tecnologia (Deutsche Institut für Bautechnik) in Berlin.
Isto quer dizer que o papel de parede não propaga o fogo, ou seja, no caso de um incêndio, o papel não potencializa nenhum efeito danoso. Além disso, a fumaça gerada pelo fogo não emite nenhuma substancia toxica a saúde.